SERGIPE PROMETE UM MAIOR INVESTIMENTO E ATENÇÃO A SUA CATEGORIA DE BASE EM 2023
Por Antônio Soares // CSS
A pré-temporada da equipe profissional mal começou no Sergipe e a base colorada já está trabalhando visando 2023. Após um ano onde os Garotos do JH disputaram o estadual nas categorias sub-20 e sub-17, a atenção no João Hora às categorias de base deve ser maior para próxima temporada.
"A base é de suma importância em qualquer clube, afinal, é nela onde formamos novos atletas tanto para fortalecer o futebol profissional, quanto para gerar ativos de negociação no mercado. Nos últimos anos, foi bastante difícil manter essas categorias ativas da maneira ideal por conta da situação financeira que o clube vivia, mas agora o momento é outro e entendemos que um dos primeiros investimentos que temos que fazer é o de ter uma base cada vez mais estruturada" falou o presidente do Sergipe, Ernan Sena.
A principal novidade do clube nesse projeto é o comando do treinador Edu Silva, que esteve nas últimas duas temporadas no cargo de auxiliar técnico da equipe profissional. Durante o período, conquistou dois títulos estaduais e agora assume a equipe sub-20 no lugar de Charles Bergara, que passa a ser o auxiliar técnico do treinador Rafael Jaques no profissional. Segundo Ernan, a escolha de Edu se deu pela necessidade de ter alguém experiente à frente da equipe e trazer bons resultados para o clube a médio e longo prazo.
"Após o final da Série D em 2022, recebi o convite do presidente Ernan para estar assumindo a equipe sub-20 do clube em 2023 e rapidamente aceitei o desafio. Assim que foi firmado esse novo compromisso, fiz questão de acompanhar de perto o trabalho do professor Charles para que eu pudesse conhecer melhor quem são os jogadores que já estão se desenvolvendo aqui no clube, para que o processo de transição fosse o melhor possível", afirmou Edu Silva.
Em 2022, o trabalho das categorias de base do Mais Querido se iniciou em março, com a equipe sub-20. Nesse momento, foi dada prioridade por atletas mais novos - inclusive, abaixo da própria categoria -, para que pudesse existir um maior tempo de trabalho e desenvolvimento desses jogadores visando um projeto de prazo maior. Em julho, após o estadual sub-20, se deu início ao trabalho da equipe sub-17 de olho no Sergipano da categoria, onde foram aproveitados alguns atletas que se destacaram na competição de juniores. Na oportunidade, o clube performou melhor em relação ao primeiro trabalho de base do ano, chegando às quartas de final do estadual.
Para o próximo ano, aproximadamente 15 atletas que disputaram o Sergipão sub-17 devem subir para o sub-20. A outra parte do elenco será composta por novos atletas, os quais virão através de seletivas que serão realizadas em todo estado através do projeto Caravana do Gipão. Somado a isso, a observação do clube na Série A2 do Sergipano deste ano, que se atentou aos principais jogadores destaque abaixo de 19 anos.
"Uma das nossas principais prioridades está na construção de um calendário maior para base em 2023, pois será importante dar mais minutagem a esses atletas além dos estaduais. É difícil, pois a quantidade de torneios aqui no estado é pequena, mas buscaremos em outras regiões participar de mais competições, além de também integrar alguns dos nossos jovens nos treinamentos da equipe profissional para que se acostumem com um confronto em maior nível", explicou Edu.
O estadual sub-20 do próximo ano deve se iniciar por volta de abril ou maio. O Mais Querido, por sua vez, se antecipou e já está treinando para entrar forte na briga por todas as competições de base da próxima temporada.
Foto: Antônio Soares // CSS